21 agosto 2009

Coração Partido


“Coração Partido

Derreteu..”.

-Cadê meu lápis vermelho?Profe, você apontou eles pra mim? Eu não acho o vermelho.

Tenho todos aqui: amarelo, verde, verde água, verde escuro...ROSA! Lilás... Mas cadê o vermelho?

-Eu te empresto o meu, Mariana

-Que? Como assim? Mas o meu lápis...

-Toma! Pega o meu...

-Mas, mas... Ele(?) Também é vermelho?

-Sim, ué... Faber Castell, da caixa de 48 cores! Pode pegar pra você esse. Esse é o vermelho que eu menos gosto. Tenho aqui o vermelho sangue, o vermelho paixão, o vermelho cor de unha de puta... Mas esse vermelho cor de não sei o que eu não gosto. Pode pegar!

-...(?)

-Que foi guria louca? Pega logo

-Tá...

-Mãe! Você não sabe o que eu descobri!

-O que, filha? Foi bem na escola hoje?

-NÃO! Não fui! Você não sabe o que eu descobri!

-Ah, menina! Pare de reclamar da escola.. Lá estão todos os seus amigos, suas professoras que ensinam as coisas pra você. E também tem...

-MÃE! O LUCAS TEM VÁRIOS LÁPIS VERMELHOS!

- (?)... Mariana, você tá com inveja do seu colega?

-Não! Não mãe... Você não entendeu! Ele tem muitos deles

- E qual o problema nisso, garota? Não tô te entendendo!

- Eu pensei... que... era só o meu que existia...

- Hahahaha, crianças... Como assim Mariana? De que jeito você pensou que as crianças pintavam as maças nos desenhos? Os corações?

-... é, com os lápis cor vermelho.

-Agora vamos, me ajuda aqui. Tô fazendo um bolo...

-Filha, você tem certeza que está fazendo a escolha certa?

-Não,mãe! E é isso que me faz seguir em frente. Eu quero a incerteza!

-Se cuida. Promete que liga quando chegar? E liga se você se sentir sozinha? Liga se...

-LIGO! Eu ligo, mãe. Já disse isso várias vezes.

-Continua teimosa e respondona!

-E a senhora continua neurótica!

-Mariana! Eu disse que você não ia ligar todo dia? Faz 2 dias que você não liga! Eu ligo atrás de você e... Cadê você? Não atende! Não telefona... Onde você...

-Mãe! Eu tô viva! Eu te avisei que ia dormir fora, lembra?

-DORMIR FORA? Mas ond...

-MÃE! Não implica. Eu te avisei, lembra?

-Avisou, mas é que eu fico tão preocupada com você, minha filha...

-Então para! Desse jeito quem fica preocupada sou eu com a senhora...

-Oi, mãe! Feliz Páscoa. Que saudade. Como estão as coisas por aí?

-Feliz Páscoa, querida. Está tudo bem. Tenho uma novidade

-Ai, conta! Desabafa, mãe...

-Começamos a reforma da casa. E você não sabe o que encontrei...

-O que?

-Aquele seu lápis vermelho de quando você era criança, lembra? Lembra o escândalo que você fez quando perdeu? Achava que só tinha ele no mundo...

-...

-Mariana? Filha? Tá aí ainda?

-...Tô, mãe... Você achou mesmo?

-Achei. E achei o seu diário. Nele você dizia que queria ir embora quando pudesse, ir em busca do seu lápis vermelho. Não tá com saudade de casa, Mariana? Eu achei seu lápis, você quer voltar pra casa? Ele tá aqui te esperando filha. Nós estamos.

-... Mãe... Eu não posso...

-Mas por que, filha? Eu li. Eu li sobre o que você disse no diário: “Coração partido, derreteu. Eu perdi meu lápis vermelho e vou pro mundo. Quero saber quantas pessoas mais,além do Lucas, tem lápis vermelhos. Quero todos pra mim. Não é justo.”

-Mãe... Tudo isso é verdade. Mas eu descobri que perdi outras coisas... Perdi a vontade de encontrar meu lápis vermelho. Perdi a vontade de pintar minha vida com meus próprios lápis. Todo mundo tem um lápis vermelho, mãe. E eu não preciso mais do meu. Dê ele a alguém Diga pra ser feliz. Diga que ele me fez feliz...

-Mari, não estou entendendo...

-Mãe! Olha. Eu nunca estive tão colorida em toda a minha vida. Cada um é uma cor, mãe. E por sorte, eu não sou mais só vermelha. Sou frutacor. Sou como as bolhas de sabão, mãe. Colorida e flutuante. Quero sair livre por aí. Voar...Estourar se for preciso. Repousar na mão ensaboada de uma criança enquanto ela toma banho. Quero voar com as outras. Quem sabe grudar em uma ou umas delas. Formar uma big bolha, estourar e começar tudo de novo...

-Filha....

-Mãe! Me assopra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário